
Em razão da previsão de chuva apontada por diversos canais de informação meteorológica e devido aos impactos ambientais registrados após as chuvas do dia 24
Um tema que est
Um tema que está ainda mais em voga no mês de setembro, época em que ações de prevenção e combate ao suicídio tomam conta de todo o país. O mês “amarelo” é uma forma de estímulo ao debate sobre o tema. Pensando nisso, aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, durante a reunião da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Mariana o debate sobre o Projeto de Lei número 53/2019, apresentado pelo vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, o Tenente Freitas, (PHS), que visa instituir o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção ao Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes em Mariana”.
O parlamentar proponente afirma que ao realizar uma consulta aos bancos de dados municipais, estaduais e nacionais e compará-los ficou impressionado com o alto registro de tentativas de auto extermínio em nossa região e também daqueles que efetivamente tiraram a própria vida. “O mais triste de tudo isso é que nove em cada dez casos, segundo organizações especialistas no tema, poderiam ser evitados, então é muito importante que tenhamos políticas públicas eficientes para identificar as pessoas que passam por este problema e que elas sejam amparadas e recebem tratamento devido”, considera Freitas.
O projeto em análise propõe que o município fique responsável por realizar palestras, discussões, rodas e eventos com especialistas para abordar o tema, bem como informações por meio de folhetos e cartazes, além de serviços de atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública de saúde para a população que for alvo deste tipo de necessidade. Também, segundo o texto apresentado, deverão ser trabalhadas ações específicas levando em conta a saúde da população LGBT, de mulheres, de negras e negros, de pessoas com deficiência e de quaisquer outros setores sociais que sejam vítimas de preconceito, violência ou discriminação.
Representando a Secretaria de Saúde na discussão, Karen Santos, coordenadora do departamento de saúde mental de Mariana, alertou para a necessidade de debate sobre o tema. “Este ano a secretaria está voltada para rodas de discussões e debates dentro das comunidades para que a população entenda a importância de falar sobre o tema. O esclarecimento e a certeza de que há uma saída e tratamento para evitar o suicídio é o que precisamos mostrar para quem passa por esse momento, muitas vezes, silencioso”, destacou a técnica que, seguindo a sugestão dos edis, levará o texto do projeto para debater junto a representantes do Executivo, para, em breve, ser rediscutido no Legislativo.
Causa animal – Durante a reunião, também foi apresentado e debatido o Projeto de Lei número 59/2019, de autoria do Executivo que “cria no município de Mariana o Programa de Controle, Defesa e Proteção aos Animais e dá outras providências”. Participando do debate, o presidente da Comissão, vereador Geraldo Sales de Souza, o “Bambu”, (PDT) disse que muitas das ações que constam no texto são balizadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Executivo e o Ministério Público e que a sua aplicabilidade é pouco provável, levando em conta a realidade do município.
O vereador Juliano Duarte (Cidadania) questionou a ausência do secretário de Saúde e solicitou a retirada do projeto de pauta para que, em nova data, seja rediscutido com a presença do chefe da pasta e também com a convocação do secretário de Meio Ambiente.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM

Em razão da previsão de chuva apontada por diversos canais de informação meteorológica e devido aos impactos ambientais registrados após as chuvas do dia 24

A Câmara Municipal de Mariana realizou, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica ao Hospital Monsenhor Horta, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com o fortalecimento da saúde pública no município.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00